Um grande case.

MAIS DE 12 MESES DE PLANEJAMENTO E MUITO TRABALHO, NASCE O 11° CONGRESSO BRASILEIRO DO ALGODÃO.

Um grande case, onde colocamos muito carinho e dedicação em cada detalhe deste projeto.

A equipe “capulho” da Comunicato Eventos, se fez ÚNICA: mergulhou de cabeça nesse evento, idealizou e executou com sucesso, superando muito mais que as expectativas de todos os envolvidos, mexendo também com sentimentos e as emoções dos participantes.

Os desafios para o evento foram muitos, e a vontade de superá-los ainda maior! Tudo começou na concepção, e desembarcamos em várias cidades para escolha do local: São Paulo, Foz do Iguaçu, Goiânia dentre outras mais.

E viajando pelos estados, já pensando e concebendo o Congresso, nos deparamos com Alagoas, nossa cidade sede que ganhou nossos corações e que atendia também a todos os pré-requisitos.

Após escolhido o local, queríamos trazer para o evento um pouco daquilo que estávamos vivenciando e sentindo, e veio a ideia de apresentar aos envolvidos a “renda filé”, que tanto representa o local.

O filé alagoano é uma técnica de bordado de origem europeia difundida de geração a geração no estado de Alagoas. O bordado é construído a partir de uma rede denominada malha com fio de algodão, e muito utilizada no artesanato da região. Então, no Congresso do Algodão, porque não trabalhar com a renda filé?! E o bordado foi escolhido como o protagonista do 11° Congresso Brasileiro do Algodão, e trabalhamos com ele em toda identidade visual do evento, desde o book de patrocínio, divulgação do evento, uniforme das recepcionistas, até a cenografia geral do Congresso.

Foi uma delícia! Costuramos e bordamos todo esse evento, com mãos de quem ama o que faz!

O evento foi realizado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), com apoio do Instituto Brasileiro do Algodão (IBA), e idealizado e executado por nós, da Comunicato Eventos Únicos. Ele aconteceu no Centro de Convenções de Maceió/AL, entre os dias 29 de agosto e 1° de setembro de 2017.

Outro grande desafio, foi trabalhar na grade de programação do evento. Foram meses de pesquisas e debates juntamente com a Abrapa e conseguimos chegar a programação científica ideal para o público.

Constaram na programação 72 palestras, proferidas por 94 palestrantes, sendo sete deles estrangeiros, além de 190 trabalhos científicos. Também participaram, como congressistas, 20 representantes de países da América Latina e da África, a convite da Agência Brasileira de Cooperação (ABC). A nossa expectativa era que o público fosse de 1,2 participantes de toda a cadeia produtiva da fibra, mas contabilizamos 1,4 mil inscritos, que, efetivamente, participaram da programação de palestras, painéis e minicursos, sendo o público circulante ainda maior. 

Tivemos também outras duas vedetes nesse evento: o nosso fundo de palco e o estande Sou de Algodão.

Queríamos trazer dinamismo ao evento, então o fundo de palco foi construído todo em cordas de algodão que se alternavam e formavam uma grande rede de cordas. A medida que o evento acontecia, as luzes do fundo de palco se alternavam, dando uma cara nova a cada palestra, o que coloriu o auditório e encantou ao público. Já no estande, trabalhamos também com cordas, que receberam projeção mapeada durante todo o evento. As cordas, que eram de algodão cru, tomavam cor, formas e medidas como um espetáculo de projeção à parte.

Foi tudo lindo e uma grande experiência vivida! Podemos dizer que transformamos mais um grande evento, em ÚNICO.

Sobre o projeto