Torne-se um empreendedor de sucesso em apenas 5 passos

Torne-se um empreendedor de sucesso em apenas 5 passos

O sonho de muitos profissionais é investir em uma empresa própria.  Aproximadamente 75% da população prefere ter um negócio próprio a ser funcionário de alguma companhia. Os dados são de uma pesquisa realizada pela consultoria Endevor com o Ibope em 2013. Outro levantamento, do Data Popular, mostra ainda que 22 milhões de jovens entre 16 e 24 anos têm vontade de abrir um negócio. 

Alguns fatores podem desmotivar alguns desses milhões de brasileiros que têm vontade de abrir o próprio negócio. Levantamento do Sebrae aponta que 1 em cada 4 empresas fecham as portas antes de completar 2 anos. O maior obstáculo é a falta de planejamento e erros como misturar finanças pessoais com as da empresa.  Antigamente acreditava-se que o empreendedor já nascia empreendedor, hoje  sabemos que as características de um bom empresário podem ser adquiridas gradativamente com a capacitação adequada.

Confira as dicas para se tornar um empreendedor de sucesso:

  • Tenha entusiasmo e paixão pelo que faz

Iniciar um negócio exige do profissional uma enorme quantidade de trabalho, que demanda tempo e dedicação diariamente, por isso, apreciar a atividade desenvolvida é fundamental para enfrentar as dificuldades e para o sucesso do negócio.

  • Seja perseverante e determinado

É claro que dificuldades irão aparecer no caminho, em qualquer empreendimento as coisas nem sempre acontecem como o esperado, por isso é importante manter o foco naquilo que traz mais resultados. Tenha determinação com os seus projetos e certifique-se de cumprir o planejamento corretamente.

  • Obtenha o maior conhecimento que puder sobre o seu mercado de atuação

Quem deseja abrir o próprio negócio deve-se informar antes de tudo. É preciso conhecer e dominar o mercado no qual quer se envolver. O empreendedor precisa estar em constante aprendizado. Parte desse conhecimento deve ser direcionado para a organização dos recursos do negócio. (Ex: Financeiros e Materiais).

  • Amplie sua visão

Mesmo que você seja apaixonado por sua ideia, é primordial ter a mente aberta. Durante a sua caminhada é necessário amadurecer e aprimorar o projeto, sempre irão surgir fatores que levam a necessidade de mudar o rumo dos negócios. Por isso ter flexibilidade para acompanhar as tendências, entender o mercado bem como as expectativas de seus clientes é necessário para não perder espaço, o que pode levar ao fracasso do negócio.

  • Tire proveito do fracasso

Lembre-se que a maioria das empresas falham, e as melhores lições são aprendidas com o fracasso.