5 atitudes de todo líder inesquecível

5 atitudes de todo líder inesquecível

Para se tornar um líder de sucesso é preciso muito mais do que assumir responsabilidades. O líder deve ser antes de qualquer coisa, fonte de inspiração para os seus colaboradores. Um líder inspira a sua equipe, faz escolhas difíceis e decisivas para o futuro da empresa, além de possuir inteligência emocional para lidar com as diferenças entre as pessoas, e resolver os conflitos com assertividade.

E você, está preparado para ser um exemplo de liderança para a sua equipe?  Não? Veja algumas dicas práticas para você se tornar um líder inesquecível!

 

  • Priorize a comunicação

 

Existem diversas competências que um líder deve possuir. Porém, uma das fundamentais é a habilidade de se comunicar. Grandes líderes são comunicadores em potencial.  

Deve ser prioridade na sua gestão, informar os seus colaboradores sobre as suas expectativas em relação ao desempenho dos mesmos em determinado período.  Todos devem estar cientes do modo que você pretende trabalhar para alcançar os resultados, enfatizando sempre qual o tipo de profissional você deseja ter em seu time.  

 

  • Seja um líder objetivo

 

Para evitar situações desconfortáveis, é importante procurar ser o mais objetivo possível, enfrentar os problemas de frente, e descobrir o cerne do assunto em questão. Além de economizar tempo, evita desgastes desnecessários para você e para a sua equipe.

Lembre-se que o trabalho do líder reflete diretamente no desempenho alcançado pela equipe. Portanto, é preciso encarar os desafios diários de uma maneira construtiva.

 

  • Aproveite os talentos da equipe

 

Você pode até conhecer a sua equipe, mas sabe utilizar corretamente os talentos dos seus colaboradores?

Todos nós possuímos habilidades específicas e que quando colocadas em práticas, podem melhorar diretamente o nosso desempenho e a maneira de se trabalhar.  

Os líderes bem-sucedidos se destacam por essa habilidade de identificar e gerenciar as potencialidades de cada funcionário de acordo com as situações específicas.  

  • Seja o funcionário que gostaria de ter

O líder é sem dúvidas o mais visado da equipe, e por isso, deve sempre procurar praticar o que prega e dar o exemplo de excelência para sua equipe.  Se você quer que a sua equipe seja mais produtiva, por exemplo, comece por você a dar o exemplo de eficiência entregando mais e exigindo menos. Mostrando que é possível sim, realizar tais tarefas com qualidade e competência.

O bom líder não é aquele que apenas diz o que deve ser feito, ele caminha junto com o seu time, mostrando que ele também se concentra nos resultados do grupo.

  • Forneça feedbacks e recompense o bom desempenho

Todo funcionário tem a necessidade de saber se está tendo um bom desempenho, ou se está aquém das expectativas, bem como, o que pode fazer para reverter à situação.  Porém, muito além das metas, um líder sabe reconhecer os esforços sem se importar com os resultados. Isso demonstra confiança na equipe, já que nem sempre tudo sairá como o planejado.

Por isso, recompensar quando as coisas estão fluindo bem, é essencial para motivar e estimular os funcionários.  Lembre-se que os pequenos gestos como elogiar o trabalho realizado, é também uma forma de recompensa.